12 exemplos de animais híbridos reais que parecem imaginários!


A hibridação ocorre a partir do cruzamento de duas espécies diferentes (geneticamente distintas). Em alguns casos, esses animais são originados pela ação humana, por cientistas em laboratórios, e, em outros, por causas naturais, como em mudanças climáticas.

Em razão de nascerem de uma mistura genética, muitas dessas criações desenvolvem problemas de saúde e alguns não podem ter filhotes. Mas todo animal híbrido é estéril? Não. Apesar de, na maior parte das vezes, o novo animal gerado ter genes incompatíveis - que o impedem de ter filhotes - há algumas exceções, como o javaporco, fruto do cruzamento entre javali e porco, em que as fêmeas podem engravidar.

Acompanhe agora a lista de 12 animais híbridos que são impressionantes!

1. Ligre

Cruzamento de leão com tigresa

Ligre

São os maiores felinos do mundo, podendo chegar até a 400 kg! Costumam exibir listras difusas e somente as fêmeas podem acasalar, sendo os machos estéreis.

Os ligres são criados pelo ser humano, não existindo na natureza um cruzamento natural entre um leão e uma tigresa. Por esse motivo e pelo tamanho avantajado, são mantidos em cativeiro.

2. Dzo

Cruzamento de iaque com vaca

DZO

São animais criados pela ação humana com o objetivo de, muitas vezes, serem mais fortes que uma vaca ou um iaque. Assim, além de serem gerados para carregar peso, são pensados como uma forma produtiva por serem melhores fontes de leite e carne.

Originados na Mongólia e no Tibete.

3. Gato Savannah

Cruzamento entre gato doméstico e um serval (felino africano selvagem)

gato savannah

Uma gato enorme! Com a cabeça triangular e as orelhas alongadas, esse gatinho tem um tamanho bem maior que o doméstico. São gatos considerados muitos amáveis, que costumam ser comprados para o fim de viverem em casas, como cachorros e gatos domésticos. São estéreis.

Os valores cobrados para ter um animal como esse podem chegar a US$ 15,000 (algo perto dos R$ 60,000)!

4. Wholphin

Cruzamento de golfinho com falsa-orca

Wholphin

São animais de cativeiro. O primeiro a ser criado foi em 1985 e teve três filhotes, sendo que só o terceiro filho resistiu por um período mais longo de vida.

Esteticamente, lembram em muito com a aparência dos golfinhos.

5. Mula

Cruzamento entre égua e jumento ou burro

Mula

Talvez o animal híbrido mais conhecido por todos. A mula é considerada um animal de transporte e montaria. No Brasil, costuma ser utilizada também por crianças, no período inicial de contato com a montaria.

A mula existe ao redor de várias partes do mundo e é considerada um animal de saúde mais resistente que o cavalo.

6. Zebralo ou Zorse

Cruzamento entre zebra e cavalo

Zebralo

Na altura, no peso e no tamanho lembram um cavalo, mas possuem listras no corpo como uma zebra. Foi originado a partir da ação de um cientista.

Raros de serem vistos, esses animais têm um comportamento mais selvagem e agressivo.

7. Tigreão

Cruzamento entre um tigre e uma leoa

Tigreão

É possível dizer que são parentes do ligre, por também terem uma origem do cruzamento da espécie de trigre com leão. Nesse caso, podem ter pintas ou listras, tendo uma juba menor do que a esperada num leão.

Costumam pesar cerca de 180 kg, tendo um tamanho semelhante ao do seus progenitores. Assim como nos ligres, somente as fêmeas podem ter filhotes.

Atualmente, a criação do tigreão é menos comum do que a do ligre.

8. Leopon

Cruzamento entre leão e leopardo

Leopon

Com a cabeça que lembra um leão e o corpo que parece a de um leopardo, esses animais foram também fruto da intervenção humana, sendo que o primeiro a ser registrado foi em 1910 na Índia.

Entre as suas características, os Leopons gostam de subir em árvores e são considerados animais sociáveis.

9. Javaporco

Cruzamento entre javali e porco

Javaporco

A origem desse animal foi provocada de modo intencional, para melhorar a qualidade da carne de porco e aumentar as vendas da mesma. Esse animal pode chegar a 250 kg e costuma viver em grupo com outros semelhantes.

Atualmente, o Brasil vive com uma considerada invasão desses animais, que têm se reproduzido rapidamente. Entre seus hábitos alimentares, está comer vegetais, o que faz com que muitas das plantações, dos campos e das florestas sejam eliminadas por esse animal.

10. Jagleão

Cruzamento entre onça-pintada e leoa

Jagleão

Ao contrário de muitos dos animais dessa lista, o jagleão nasceu acidentalmente, fruto de um cruzamento inesperado entre um macho onça e uma leoa que estavam no mesmo cativeiro.

Assim, são animais híbridos raros, existindo apenas dois jagleões, originados dessa mistura improvável.

11. Beefalo

Cruzamento entre bovinos e bisontes (vacas e búfalos)

Beefalo

Do mesmo modo como o javaporco e o dzo, o beefalo foi originado com a finalidade de ser uma outra variação de carne para a venda e consumo. Há inclusive a associação do início do nome beef ao seu significado em inglês: carne.

Esses animais podem reproduzir-se entre si, sendo raramente estéreis. São também animais que gostam de se alimentar bastante e beber muita água, podendo chegar até a 45 litros por dia. Atualmente, muitos deles vivem livres nos Estados Unidos, o que causa bastante confusão, pelo fato de colocarem em risco córregos (por precisarem de muita água) e destruírem vegetações.

12. Urso grolar

Cruzamento entre urso pardo e urso polar

urso grolar

O único da nossa lista que é originado de uma cruza natural entre dois animais. Segundo alguns biólogos, as causas dessa mistura animal é reflexo das mudanças climáticas. Atualmente, muitos ursos pardos têm ido em direção ao norte, precisando disputar espaço e comida com os ursos polares, o que não era comum antigamente por ser muito frio para o urso pardo.

Em algumas situações, essas duas espécies costumam entrar em conflito e, em outras, optam por acasalar.

Gostou de conhecer um pouco mais sobre cada um desses animais? Você também pode se interessar por esse artigo:

Conheça os 28 animais mais estranhos e curiosos do mundo!